Dez benefícios para crianças que aprendem uma segunda língua na infância

22/08/2016
  1. Estudos mostram que quanto mais cedo a criança começar a aprender uma segunda língua, mais fácil ela adquirirá os sons desta língua, tendo maiores chances de produzir uma ótima pronúncia. Ao produzir sons que são diferentes dos de sua língua materna, a criança faz movimentos que ajudam na maturação de seus músculos faciais.
  2. Ao ouvir uma segunda língua, a criança pode ter sua compreensão oral desenvolvida, uma vez que estimula os caminhos do córtex auditivo.
  3. Através das brincadeiras e jogos de dramatização promovidos na aula de inglês, a criança tem a oportunidade de viver diferentes papéis em outra língua, ajudando, assim, no seu autoconhecimento.
  4. Uma vez motivada, a criança aprende uma segunda língua de forma natural e livre de pressões (se comparado a um adulto). Assim, através de uma metodologia voltada para o seu universo, ela vivencia uma segunda língua de forma muito prazerosa, o que facilita a aprendizagem.
  5. De acordo com a teoria sócio-cultural, a linguagem faz parte da estruturação dos processos cognitivos tanto através do seu uso social quanto como uma forma de organizar o pensamento. Pode-se então considerar que uma segunda língua é uma nova oportunidade de aprender novos conceitos.
  6. Aprender uma segunda língua pode trazer uma conscientização sobre as diferenças entre as línguas e culturas existentes no mundo, fazendo com que a criança fique mais tolerante ao diferente.
  7. Algumas teorias sobre o cérebro apontam a existência de “janelas de oportunidade” que afirmam que o período da primeira infância é propício para as crianças receberem diferentes estímulos, como o de aprender uma segunda língua, por exemplo.
  8. Indivíduos que falam uma segunda língua têm maior facilidade para aprender uma terceira, quarta e/ou quinta língua, o que, na atualidade, pode ser um diferencial na sua vida profissional.
  9. A língua inglesa tem mais de um bilhão de falantes se considerarmos também os países que têm o idioma como segunda língua e todas as pessoas que, por diversos motivos, precisaram aprender o idioma.
  10. Aprender uma segunda língua ajuda a criança a entender a sua língua materna e a reconhecê-la como um sistema lingüístico, beneficiando assim o desenvolvimento de suas habilidades lingüísticas.
Na Inglaterra, pais protestam contra escolas: ‘Deixem nossos filhos serem crianças’