Você já refletiu sobre como acontece o processo de pensar em inglês? Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida com a metodologia certa. Quero comentar um pouco sobre esse tema a partir da experiência que tivemos com a nossa aluna Mariana Saad.
A Mari faz aulas conosco há mais de um ano e, recentemente, gravou stories no seu Instagram em que lembrava primeiro a palavra em inglês e, apenas depois, em português. Pensar em inglês é trabalho de metodologia, tem relação com a maneira como a nossa aula é conduzida, como planejamos as atividades interativas que são realizadas e estimulam os nossos alunos a pensarem em inglês.
Na aprendizagem de uma segunda língua, a parte do seu cérebro que está ganhando esse conhecimento vai ser moldada de acordo com os desafios, com as atividades e com as tarefas que você tiver naquele momento de aprendizagem. É a metodologia que vai treinar, moldar o cérebro para a aprendizagem de uma segunda língua, de acordo com as características dessa metodologia e daquilo que ela acredita.
Por exemplo, se na aula tiver bastante tradução, o aluno está sendo treinado para ouvir em inglês e traduzir para o português. O cérebro vai ser moldado nessa lógica. Então, se você estiver aprendendo inglês com uma metodologia que tem bastante repetição, você vai aprender um jeito de decorar aquela frase.
Se estiver aprendendo com uma metodologia que precisa elaborar, que você tenha que pensar, que você está exposto bastante ao inglês, você vai conseguir falar suas opiniões, criar ideias, elaborar em cima da linguagem, do vocabulário, das frases e estruturas que você estiver aprendendo. Com as estratégias certas, fica mais fácil para os alunos construírem seus conhecimentos e se comunicarem efetivamente em inglês.
Aqui na Language In Life, estamos muito felizes de ver nossos alunos falando primeiro as palavras em inglês. Ficamos orgulhosos de vê-los, realmente, pensando em inglês!
Heloísa Tambosi – Diretora Geral da Language In Life